sábado, 22 de setembro de 2012

Livros, livros, muitos livros!!!

(Originalmente publicado em: LÍNGUA PORTUGUESA - 


         Eu não sei você, mas eu AMO livros!
       Minha relação com livros eh muito interessante, rs... Minha mãe eh uma leitora assídua, minha vida toda vi Mamadi lendo, especialmente antes de dormir, também me lembro da fixação que ela tinha por livros de receitas, rs... E do cuidado e amor desprendido para  organizar a primeira  coleção de livros
: Clássicos Disney da Editora Cultural, que pertenceu a mim  e meus 3 irmãos - e que existe em casa até hoje. Na época, os exemplares eram vendidos nas bancas de jornais, quinzenalmente (se não me falha a memoria) e acompanhados de fita k7 com a historia narrada. Quem lembra? rs...
    Meu pai não era diferente quanto a essa paixão, possuía uma colecao enorme daqueles livros de capa dura (verde) e folhas amarelas, kkkk... Alem, eh claro, da famosa colecao dos anos 80: 'O que eh?' (pequenos livros de capa preta , com temas diversificados).
     Ele nunca se desfazia de livro algum, mesmo que estivesse desmontando de velho. Tinha (e ainda tem) a colecao completa de Monteiro Lobato, todos a admiravam, já naquela época, hahaha... Lembro que uma vez, em um daqueles deveres de casa com 'recorte e cole', uma amiguinha colou figuras e palavras recortadas de livros. E eu achei aquilo o máximo, porque era bonito e organizado. Então cheguei em casa sugerindo aos meus pais que fizessemos o mesmo, rs... Meu pai ficou indignado! hahaha... Falou algo do tipo: '-Você JAMAIS recortara um livro! As informações mais importantes estão guardadas neles, ao recortar um livro você tira a chance de outra pessoa aprender mais!'
       Sabias palavras, rs... Não preciso dizer que concordo com isso ate hoje, né?! Mesmo com a facilidade da internet, ainda acredito que os livros são o legado de um povo.
       Pois então, meu amor pelos livros foi alimentado desde sempre, talvez por isso eu também goste tanto de escrever, rs... (Acabei de pensar nessa co-relacao! Que lindo! kkk...)
        E eu gosto do objeto livro em si, rs... por isso gosto de te-los. Também gosto do cheiro das paginas, acho bom quando tem informacoes nas orelhas, gosto de imaginar a historia antes de começar a ler, gosto de saber o que os outros lêem, gosto de biblioteca, gosto da sensação de terminar um livro - e, humildade a parte - confesso que me sinto mais inteligente cada vez que finalizo uma leitura
.
    Isso eh interessante, porque as vezes a inteligência esta relacionada ao conteúdo do livro, uma informação, uma nova lição, um aprendizado, um esclarecimento. Em outras vezes, a mensagem do livro te transporta a diferentes lugares e te ajuda a se entender emocionalmente, entender o outro, respeitar ideias novas ou diferentes das nossas... E mesmo que sejam livros curtos, sempre há algo para ser absorvido.
      Eu particularmente, ADORO livros infantis! Um livro não precisa ser intenso para te ensinar algo novo. As vezes pode ser uma palavra que você repara a forma certa de escrever, ou que você percebe que pode incorporar ao seu vocabulário... Enfim, voltando a minha queda por livros infantis, rs... Gosto de ser impactada pelo que leio, e geralmente livros infantis tocam minha sensibilidade, mas não abro mão de um bom romance para adultos.
    O segredo eh achar o gênero, ou autor que prenda sua atenção. Ai fica fácil embarcar nessa viagem. :)
    De qualquer forma, mesmo gostando muito de ler, ao chegar aqui nos Estados Unidos, encontrei alguns desafios na leitura, ainda tenho dificuldades com algumas palavras e não consigo me concentrar e embarcar na leitura, como quando lendo em Português. Minha sorte eh que tenho alguns livros que trouxe do Brasil e recentemente, descobri que as bibliotecas daqui tem alguns títulos brasileiros e em Português, isso me ajudou muito! Porque apesar de eu ser uma pessoa razoavelmente tecnológica, ainda não me adaptei aos livros digitais e  baixar livros na internet tampouco me convence (talvez porque o cheiro não eh tao bom, kkkk).
    Mas nem tudo esta perdido, aqui descobri os audio-books (livros narrados em CD), que para meu nível de Inglês, são excelentes!!! Porque eu escuto com clareza, me envolvo na historia e ainda tiro duvidas na pronuncia de algumas palavras, alem de ampliar meu vocabulário com  novas expressões. Eh perfeito! Porem, ainda tento ler alguns títulos em Inglês, mesmo que me exija mais esforco e me de menos prazer...
    Por fim, espero que vocês compartilhem do prazer de ler livros - não apenas meu blog lindo, kkkkk...
                                     
                                                                                           
                                                                            Marjorie Silvestrini para 'O blog da mahh'

6 comentários:

  1. Eu tambem adoro livros. Minha mae costumava ler um livro apos o jantar e o resto da familia ouvia. Esta e uma boa lembranca da minha juventude. Recentemente, com tantas viagens tive que me adaptar aos livros digitais e, embora goste do livro de papel, os livros digitais tem sido minha salvacao durante os longos periodos de espera.

    ResponderExcluir
  2. Acho um privilegio crescer tendo contato com livros.
    E também acho um luxo ler no tablet, kkkk... bjks

    ResponderExcluir
  3. Minha Curica Preferida de Tooodos os Mundos!!

    Bem hj vim aqui ler mais um pouquinho de vc (ja tinha lido o texto da madona, nao poste nada pq foi pelo celular e nao dava).
    Me comovi muitissimo, realmente vc tem um talento de despreendimento da mente para o papel! De uma sensibilidade digna da tao doce Marjoriaaahhhh.
    Confeco q me identifiquei (tipo nivel alma gemea) com o texto acima.Livros, ahhh os livros...
    Assim como vc tb fui inspirada pela minha mamadi, q diferentemente da sua, atende pelo discreto nome de mamae das filhinhas. Eu quando crianca ate ciumes senti, dividia-se seu pequeno horario no lar com os livros...Mas desde crianca ela ja dividia os misterios, as paixoes tudo q os retangulares escondiam dentro dele!E foi entao q assim como vc me entreguei ao seu imenco valor!
    Concordo com o charme do cheiro, do charme nas orelhas...E aqui me pego a devanear... Quando vem de uma biblioteca, parece q o livro tem mais valor. Quantos o pegaram, o q sentiram, q valor levaram...
    Bem tenho uma proposta, alias duas: 1-vamos fazer um clube do livro? (pretexto pra se encher de vinho????)
    2-Sempre,sempre quiz ir a feira do livro em Paqueta....Acho q alem de Paris, vc tb seria a minha melhor acompanhante???
    Espero vc!!
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  4. Oun que amor de amiga que Deus me deu :))))
    Adorei seu comentario, as propostas, o carinho, os devaneios...
    Tudo combinado! Bora ser feliz com livro na mao ;)

    bjks Curica Amadaaaa!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi hermana,
    passei para ler um pouquinho e ver o que se passa nesta cabeça tão cheia de conhecimento e curiosidades...
    amei o texto
    amo voce!!!
    e acho que a questão da leitura e da escrita... pode ter sido passada geneticamente a nos...kkk
    ainda mais depois de ler o seu texto...kkkk bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha!!! Fico feliz que aprecie meu texto hermana :)))))

      Excluir

Seguidores